PEI - PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO INSTRUMENTAL
PEI - O QUE E? O PEI é um programa de intervenção por meio de instrumentos práticos, ou seja, um conjunto de ferramentas analítico-didáticas, focalizando em cada um dos três componentes da interação: o aprendiz, o estímulo e o mediador, com o objetivo de aumentar a eficiência do processo de aprendizagem.
QUEM CRIOU O PEI?
Foi criado por Reuven Feuerstein fundamentado na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein que nos oferece uma visão dinâmica das capacidades cognitivas do ser humano, de como é possível, através de uma mediação adequada, expandir o potencial para aprender aumentando a eficiência do funcionamento intelectual dos indivíduos.
QUEM PODE FAZER O PEI?
O PEI pode ser utilizado em grupo ou individualmente, em crianças na idade escolar e em adultos de vários níveis de desenvolvimento. Sempre com o objetivo de aumentar a capacidade cognitiva.
OBJETIVOS ALCANÇADOS COM O PEI
* Correção das funções cognitivas deficientes;
* Aquisição de vocabulário, rótulos diferenciados e conceitos
relevantes às tarefas do PEI assim como para a resolução
de problemas em geral;
* Suscitação da motivação intrínsica através da formação de
hábitos;
* Criação do insight e pensamento reflexivo;
* Criação da motivação intrínsica pela tarefa;
* Mudança de um papel passivo e reprodutor para um papel
ativo e gerador de novas informações.
Mediadoras do PEI
KARINE XAVIER
ALESSANDRA
Mediação com PEI - Talento Clínica de psicopedagogia
Agende o seu horário: 3299-0434 / 8133-9948
Rua das Paineiras - Lote 06, Torre B, sala 304. Ed. One Business. Aguas Claras - DF
Karine Xavier
ResponderExcluirAS CORES DOS METAIS.DO UNIVERSO PARA UM CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO. Nosso verdadeiro papel, como educadores, é o de remover dificuldades. Cada individuo traz das regiões divinas algo de novo para o mundo, e a nossa tarefa como educadores e a remoção dos obstáculos físicos e psíquicos do seu caminho. De forma a permitir que seu espírito adentre a vida em total liberdade. A verdadeira cura, e a transformação do mal em bem. Dependerá da capacidade da verdadeira arte de fornecer para as almas e corações humanos um caminho espiritual. Neste fim do século a perda de valores e referências é geral. E segue aumentando o número de pessoas que não se encontram mais em si mesmas. A sensação de desordem permeia as relações, o trabalho, a arte, a vida. na busca de realização. Fórmulas milagrosas prometem satisfação rápida e fácil. A verdadeira harmonia nasce de dentro para fora. Calma e gradualmente. Para alcançá-la, além de esforço pessoal, são necessários instrumentos adequados.
E é aí que as artes entram em cena. O impulso artístico proposto pelas filosofias dos notáveis educadores bem como Rudolf Steiner e Paulo Freire e formulado pela antroposofia. Por meio da eurritmia, a escultura, a pintura a arte da fala é o machado afiado que possibilita ao aprendiz entrar em contato com seus próprios veios. Na busca do elemento artístico específico de cada arte. A pessoa depara-se com o universo dos fenômenos. Conhece suas formas de expressão, e podem criar a partir de elementos como equilíbrio, movimento, cor, som, forma, ritmo, etc. A aproximação com tais elementos exige respeito. Amor. Concentração. Inspiração e auto-observação, qualidades que se adquirem durante o próprio fazer artístico. Ao criar algo completamente novo, saído inteiramente do seu interior. A pessoa trabalha e mostra seus limites ao mesmo tempo em que afirma sua individualidade e valoriza a si mesma. E é assim que, com a ajuda da arte, dá os primeiros passos. Rumo à superação de si mesmo. O fazer artístico ampliado pela antroposofia é sempre um veículo de expressão da alma. Assim, ele pode ser realizado com duas intenções. Uma artística, onde o objetivo é a comunicação plena do artista que segue por um caminho de autotransformação. E com o espectador da obra de arte, podendo atuar positivamente sobre este. E outra, terapêutica, onde o fim a ser alcançado é o equilíbrio e a harmonização interna do indivíduo. Em cada arte, um elemento, uma função. Desenho, o corpo-a-corpo do aprendiz com a matéria. Papel, lápis ou caneta pince tintas acrílicas ou óleos temperas guaches. E a metamorfose da mesma. Ensinam e despertam os limites e o respeito pelo material. E o conhecimento das forças vitais do universo. Expansão, concentração, volume, espaço, movimento, ritmo e equilíbrio harmônico. Aprende-se a criar. Respeitando as qualidades de cada material.
Visando captar sua essência e não apenas a sua aparência. Pintura a investigação das cores e de suas características é o ponto de partida, Para o trabalho do pintor. ao conhecer as qualidades de cada cor. Expansão, contração, movimento tranquilidade. O indivíduo confronta-se com suas próprias qualidades e dificuldades. Eternamente grato e com muito apreço deixo um abraço e um forte aperto de mãos. Com a mesma força do tempo. Fernando Nunez Artista Plástico Mexicano
E-mail: projetosocial2000@hotmail.com - Celular (61) 96 29 02 00
Parabens pelo seu trabalho